Seguidores

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Oportunidades



Todos nós somos iguais, foi isso que eu aprendi a minha vida toda. Mas com o passar do tempo, com a vivencia a experiência, acabei percebendo que as coisas na prática não funcionam bem assim...

Vamos colocar duas pessoas com problemas sérios de saúde, uma tem recursos financeiros para se consultar com bons médicos, ter acesso a ultima tecnologia em medicamentos e todos os cuidados necessários, a outra não tem os recursos financeiros necessários. Podemos dizer que estas duas pessoas tiveram a mesma oportunidade de lutar pela vida?

Vamos colocar dois jovens, eles estão disputando uma vaga em uma universidade pública, um estudou em uma escola particular muito boa, teve todo o incentivo em casa, estudou muito, se esforçou bastante, mas não tinha que se preocupar se iriam cortar a sua luz ou não. Já o outro, trabalha o dia todo como empacotador no supermercado, ajuda a mãe a sustentar a casa, já que o pai ele nem conhece. Estuda em escola pública, estuda no tempo que pode... Será que os dois terão a mesma oportunidade de ingressar nesta universidade? Vamos supor que estes dois jovens ingressem em uma universidade, e concorram a uma vaga de estágio em uma multinacional, será que os dois terão as mesmas condições de concorrer a esta vaga?

Sinceramente, não acredito que seremos capazes de desfazer o abismo imenso que existe entre a classes sociais, mas podemos sim exigir que o poder público cumpra as suas obrigações, garantindo saúde, educação e segurança a todos, garantir que todos nós, ricos e pobres, negros e brancos, gordos e magros lutem por sua felicidade, busquem os seus sonhos e os realizem, pois perante Deus somos sim, todos iguais.

Um comentário:

  1. De acordo com a ONU, o Brasil é o terceiro país do mundo em desigualdade social, perdendo apenas para a Bolivia e Haiti.
    É vergonhoso que um país com tantos recursos esteja no topo da lista da desigualdade.
    Acredito que a educação é a principal chave de libertação desta prisão que vivemos. Onde as gerações, uma após a outra, encontra grandes dificuldades de conquistar um novo status social. Eu mesmo sou um exemplo desta realidade. Somente consegui fazer a sonhada faculdade através do Programa Univerdade para todos - PROUNI. Pois com os esforços da minha familia não foi possível.
    Por isso, acredito no investimente em educação. Além de nos favorecer em oportunidades, também nos faz sentir menbros da sociedade. Minimiza a sensação de marginalidade e exclusão social.

    ResponderExcluir